Na manhã desta terça-feira (15), os agentes municipais de trânsito realizaram uma ação educativa no cruzamento final da rua Salgado Filho, entre Antônio Fernandes da Cunha e avenida Saldanha da Gama, em Sant’Ana do Livramento.
A ação visa orientar os condutores em relação a diversos aspectos, entre eles a passagem do trem, pois essas vias fazem parte de seu percurso. O objetivo é que os condutores estejam mais atentos ao seu sinal sonoro, fazendo a devida parada, bem como atentarem às placas de sinalização, evitando possíveis acidentes.
Além do trabalho em torno do cruzamento rodoferroviário, a ação também ressaltou o cuidado com as intempéries climáticas. Os agentes orientaram sobre as medidas necessárias ao conduzir sob as condições de nebulosidade.
O repórter do grupo A Plateia, Marcelo Pinto, esteve conversando com a representante do Trem do Pampa, Coordenadora geral do projeto. Ela destaca que no mês de julho, o ritmo de passeio será intensificado, pois nesta semana e na próxima, os passeios que comumente ocorrem aos finais de semana, iniciarão na quarta-feira, se estendendo até domingo. Pois a partir do mês de setembro haverá roteiros noturnos, e com isso, alerta para uma maior atenção por parte dos condutores.
A blitz educativa deu-se através da entrega de panfletos, e uma rápida conversa com cada motorista que passava pela via durante a manhã.
Também conversamos Luciano Xavier Mansilha, o agente de trânsito destaca que ouvir música durante a condução pode ser nocivo às percepções sonoras do trem e à atenção aos sentidos.
Confira o informativo do Trem do Pampa, divulgado nas redes sociais:
INFORMATIVO – TREM DO PAMPA
Segurança é responsabilidade de todos!
Alguns cuidados simples fazem toda a diferença e ajudam a prevenir acidentes.
🚦 Ao dirigir próximo a um cruzamento rodoferroviário:
* Reduza a velocidade ao se aproximar dos trilhos;
* Pare, olhe para os dois lados e escute com atenção;
* Nunca atravesse se houver um trem à vista.
🚶♂️ Ao caminhar próximo à ferrovia:
* Mantenha sempre uma distância segura dos trilhos;
* Evite o uso de fones de ouvido ou o celular para manter total atenção ao ambiente.
Contamos com a sua colaboração!